abs_reprodutores

Reprodutores

Selecionamos todo o rebanho em uma única direção, a de preconizar as características produtivas qualitativas e reproduzi-las.

Selecionamos material genético de alta qualidade. Os touros colocados a venda passam por intenso monitoramento desde a escolha de sua carga genética.
Os animais nascidos no Córrego são oriundos de acasalamentos individuais preconizando potencializar a genética dos pais em se obter um produto sempre melhor que a geração presente.

Os touros escolhidos para I.A (Inseminação Artificial) ou MN (Monta Natural) são criteriosamente analisados pelos seus DEPS (Diferença Esperada de Prognie), ou no caso de animais jovens avaliando o desempenho individual comparando-se a animais contemporâneos nas mesmas condições de manejo.


Os machos nascidos de um universo de 1300 matrizes P.O selecionadas por IPP (Idade ao Primeiro Parto), IEP (Intervalo entre partos) e MPD (Média de Peso Desmama), são pesados trimestralmente na Desmama, ano (PC 365), sobreano (PC 550) os animais são classificados em:

E – Elite (> 1 desvio padrão acima da média)
S – Superior (maior ou igual a média e menor ou igual a média mais 1 desvio padrão)
R – Regular (< média e maior ou igual a média menos 1 desvio padrão)
I – Inferior (< média menos 1 desvio padrão)

Todos os animais Inferiores são descartados na desmama.
Todos os animais Regulares e Superiores com caracterização racial desejável são recriados à campo com monitoramento de pesagens trimestrais e peso ajustado aos 365 e 550 dias. Aqueles que não acompanham a média do lote são descartados no processo de recria.

Todos animais Elite bem caracterizados são submetidos a Provas de Ganho em Peso acompanhadas pela ABCZ entre os 7-8 meses até 13-14 meses de idade. Essas provas em confinamento tem duração de 56 dias de adaptação e 112 dias de Prova efetiva, com ração total de 12,5% Proteína e 75% de NDT (equivalente a um capim de ponta). Durante a Prova todos animais tem a mesma condição alimentar e conseguimos rastrear no grupo contemporâneo os animais de melhor desempenho individual, melhor conversão alimentar ocasionando um melhor GMD (Ganho Médio Dirio). Este GMD diretamente relacionado a performance em ganho de peso que tem grande herdabilidade.

Estes animais ganham certificado em Ganho de Peso emitido pela ABCZ e uma avaliação de mensuração chamada EPMURAS (Estrutura, Precocidade, Musculosidade, Umbigo, Caracteríscticas raciais, Aprumos e Características Sexuais).

Dessas provas retiramos animais para nossa reposição que já iniciam sua primeira estação de monta aos 18 meses com novilhas da mesma idade. Também formamos lotes de venda de animais com certificado de PGP. (Prova de Ganho em Peso).

Genética e manejo tem que andar em conjunto para que a produtividade seja realmente melhorada.

Estamos iniciando esse mesmo monitoramento e avaliação de PHRAS para os animais de campo quando completam 16 meses para que o comprador tenha um universo maior de dados na hora de fazer a escolha de seus reprodutores.

Toda base seletiva é fundada em observações e na coleta precisa de dados.
Como fazemos o descarte dos animais inferiores na desmama “ancoramos” os dados de análise de nossos touros no peso desmama para não mascarar o desempenho de touros que tenham vários filhos descartados nesse crivo e que tenham resultados positivos nas análises de sobreano (PC550dias). Com isso conseguimos uma melhor acurcia ou confiabilidade dos dados que analisamos para dar continuidade e direcionamento ao trabalho seletivo.
Com todo esse acompanhamento desde o T-0 temos um rebanho reconhecidamente melhorador, que ir transmitir alto potencial produtivo aos rebanhos a que forem agregados.

A maior segurança que estamos caminhando na direção certa quando consultamos nossos clientes de reprodutores do Córrego e perguntamos sobre o resultado produtivo de nossos touros e as respostas são repletas de resultados logo que realizam a primeira desmama, e quando realizam o abate do primeiro lote de engorda.

Esse o reprodutor Tabapuã do Córrego, animal com carga genética explosiva, prepotente, fértil e acima de tudo melhorador.
Não decepcione sua vacada use confiabilidade de mais de meio século de seleção focalizada em uma única direção, a de preconizar as características PRODUTIVAS e reproduzi-las.


css.php