Raça

Tabapuã do Córrego tem raça

A raça Tabapuã foi formada pela família Ortenblad, que desenvolveu juntamente com zootecnistas o critério a ser utilizado desde seu primeiro acasalamento, isto é, a linha direta de acasalamentos, in and in breeding.

Sem medo de se expor a provas zootécnicas, tendo sempre se colocado nas primeiras posições nas provas de performance a que participa.

Convicta de seu slogan “Tabapuã o Zebu mais precoce” conseguido através de mentalidade moderna onde os criatórios participam maciçamente de provas de performance econômica. Tendo assim em seus dados confiabilidade absoluta.

Preocupada em alcançar metas de desempenho que preencham as necessidades para o suprimento do mercado de carne em crescimento.

O Tabapuã por ser o Zebu mais Precoce tem melhor Taxa de desfrute. O aumento da taxa de desfrute se dá através da diminuição da idade ao abate e do aumento da fertilidade, principalmente da precocidade sexual, fatores estes característicos da raça.

Tem alta prepotência hereditária, isso é, confiabilidade na transmissão da sua carga genética, seu êxito é herdável e seu progresso é cumulativo.

Existe uma busca constante na obtenção de carcaça de qualidade para garantir sucesso no mercado brasileiro e internacional em vias de abertura com o processo de erradicação da febre Aftosa.

Dados zootécnicos mostram que o aumento de produtividade das fêmeas melhora em até 60% o rebanho, devido a precocidade sexual, fertilidade, habilidade materna e qualidade de aleitamento, características presentes em toda fêmea Tabapuã. Veja no histórico (1968 – 1974) e em matrizes Tabapuã o material sobre o controle leiteiro.

Insuperável mãe zebuina responsável por tamanha expansão da raça em 60 anos de seleção.

O Córrego da Santa Cecília tem participação ativa e relevante no desempenho que a raça vem apresentando desde o T-0 (1.941).

Se não tivermos um acompanhamento econômico teremos perdas no processo de seleção.

Competitividade a baixo custo de Produção, qualidade e oferta permanente, além de adaptabilidade, habilidade maternal, precocidade,fertilidade, prepotência hereditária e qualidade de acabamento que são as Bandeiras da raça que criamos, o Tabapuã do Córrego.

Considerações Úteis e Oportunas sobre a criação de gado Tabapuã na Fazenda Córrego Da Santa Cecília por Dr. André Andreoli Spanó.

Na qualidade de veterinário assistente da Fazenda Córrego da Santa Cecília é uma enorme satisfação tecer algumas considerações que poderão ser extremamente úteis sobre o produto geneticamente melhorado, Tabapuã do Córrego.
Voltando ao passado, a verdade é que, há muitas décadas, os empreendedores do Córrego da Santa Cecília, de maneira extremamente inteligente e profissional rapidamente perceberam que a raça Tabapuã era sem dúvida o melhor zebuíno para o Brasil; então iniciaram um longo processo de lapidação desses animais que a cada geração nos surpreende.
Iniciando agora, de maneira direta nosso bate-papo, informo que no Córrego como carinhosamente somos conhecidos, os pilares da produção animal (manejo, nutrição, sanidade e melhoramento genético) são rigorosamente obedecidos dentro de padrões técnicos dos mais exigentes.
Agindo assim e sabendo que a raça tabapuã é extraordinária nos quesitos de adaptabilidade ao nosso clima, produção de carne a pasto e alta fertilidade, nos dá um enorme prazer verificar matematicamente que a cada período de observação, grandes progressos genéticos são obtidos, quer sejam: aumento anual do peso a desmama de machos e fêmeas; crescimento mais rápido dos animais recriados traduzindo em novilhas e tourinhos iniciando sua vida reprodutiva cada vez mais jovens; vacas produzindo a cada ano médias superiores em quilos de bezerros desmamados e, também, um aumento anual gradativo na fertilidade do rebanho. Veja que até agora não mencionei nossos números de produtividade animal; mas vocês terão como fazê-lo aqui buscando as informações a respeito do que quiserem. Inclusive, informações adicionais sobre a participação do nosso tabapuã em provas oficiais de ganho de peso vigiadas pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.
Não sei o que você está especificamente procurando más posso lhe dizer com toda a convicção que o Tabapuã do Córrego é genética tropical de primeiro mundo.

> Para iniciar rapidamente um “senhor” rebanho top puro de origem;
> Melhor produto para cruzamento com qualquer outra raça zebuína. A propósito, você já viu a maravilha que é o gado comercial “Tabanel” (Tabapuã X Nelore). Imagine agora utilizar touros super melhorados do Córrego na nelorada. Pense nisso. Muitos pecuaristas assim o fazem e o resultado é maior produção de carne por área (produtividade) e, em menor tempo.
> Para o cruzamento industrial com, por exemplo, Angus, Blond D’Aquitene, ou outros exemplares europeus, você pode ter certeza absoluta, não há nada que supere. São produtos desmamados e recriados mais pesados, quer sejam machos, quer sejam fêmeas. Aliás, são também as melhores novilhas para serem utilizadas como receptoras, sabe por quê? São mais férteis, dão cio mais cedo, são mais leiteiras, tratam melhor suas crias. Para confirmar tal afirmação, temos vários trabalhos de pesquisa aqui produzidos e em parceria com outras fazendas e instituições de ensino e pesquisa a respeito do nosso tabapuã comparativamente a outros zebuínos utilizados em cruzamento industrial onde, os resultados mostram quão enorme é a diferença positiva a nosso favor. De quebra, ainda transmitem quase 90% de caráter mocho.

“É pessoal”, más tudo isso não é mero acaso. Aqui, tudo é avaliado, pesado, mensurado, estudado; todos os animais passam rigorosamente pelo crivo técnico, como por exemplo: não se permite acasalar sem observar criteriosamente quais os melhores pares.
Finalizando agora, incentivo você a confirmar minhas informações e dizendo que a motivação dos proprietários e funcionários somados as observações obtidas e analisadas diariamente e a busca da melhor aplicação destes dados, transforma-se sem dúvida no combustível que impulsiona o progresso do Tabapuã do Córrego.
Atenciosamente,

Dr.André Andreolli Spano – médico veterinário, mestre em Zootecnia, Doutorando em Reprodução Animal.
e-mail: andrespanovet@terra.com.br

Veja as comprovações do que mencionamos como características principais da raça nas tabelas relacionadas à seguir

Controle de Desenvolvimento Ponderal nas idades Padrão 205, 365 e 550 dias

TABELA