TAB G4

‘‘A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo’’

(Peter drUcker)

Nascido pela identificação de um grupo de criatórios com resultados diferenciados no PMGZ, o zootecnista Fernando Garcia de Carvalho (FB-GAP) promoveu o encontro das marcas TJG, GER, CSC e TRO, que resultou em um cronograma de atividades de padronização e trocas de informações.
Complementando a discussão, um encontro sobre a seleção para carcaça com o zootecnista Yuri Farjalla da AVAL Serviços Tecnológicos e uma avaliação do potencial seletivo e tendências genéticas dos rebanhos do grupo pelo geneticista Prof. José Aurélio G. Bergmann, definiram um modelo seletivo a ser seguido pelo grupo.
Desta forma o trabalho seletivo do G4 pode ser resumido em:

tabapuadocorrego.com.br tab g4 3
tabapuadocorrego.com.br tab g4 2
tabapuadocorrego.com.br tab g4 1

Perfil genético das matrizes do rebanho Tabapuã G4 (CSC, TJG, GER, TRO) – iABCZ

tabapuadocorrego.com.br tab g4

iABCZ – 9 unidades de desvio padrão – Análise 2015 Prof. Bergmann

‘‘O melhoramento genético é fundamental em qualquer projeto de pecuária que busca lucratividade. A utilização de touros de alto valor genético é fator determinante para o sucesso do produtor na atividade. Com objetivos e critérios de seleção bem definidos o G4 realiza um trabalho inédito na pecuária seletiva, afim de produzir, identificar e disponibilizar o melhor do Tabapuã avaliado’’ .

Yuri Farjalla – Aval Serviços Tecnológicos.

‘‘Em meados de 2015 tive a oportunidade de conhecer o G4, iniciativa única e improvável quando se fala de Zebu, de quatro criadores da raça Tabapuã. A partir daí tenho acompanhado o trabalho do Grupo, desde a definição comum dos objetivos e critérios da seleção; à adoção de procedimento para a seleção intrarrebanho e de ferramentas para otimização dos acasalamentos, à troca de material genético entre os planteis e na avaliação dos resultados. A palavra que melhor descreve o G4 é sinergia; sinergia com o propósito de tornar melhor e projetar ainda mais esta raça Zebu genuinamente brasileira. Com expectativa antevejo resultados promissores para a Tabapuã e para a pecuária Nacional. E não poderia ser diferente! O que se pode esperar quando o melhor de uma raça se une?’’.

Prof. José Aurélio G. Bergmann – geneticista e consultor.